Como arrumar as malas de viagem


Uma dúvida que sempre bate na cabeça das pessoas ao planejar uma viagem é como arrumar as malas de viagem. Quais produtos levar? Quais são proibidos? Levo roupas de calor e de frio? E quais sapatos?

Se você vai fazer uma viagem de carro, há poucas restrições quanto a quais produtos levar. Você pode levar praticamente a casa inteira. Basta caber dentro do carro.

Agora se você vai viajar de avião a Infraero tem algumas regras de quais produtos são permitidos levar e as diferenças entre os produtos permitidos em viagens nacionais e viagens internacionais.

 

Dicas para as malas de viagem

O tamanho da bagagem de mão não pode ter mais que 5 kg e ser maior do que 115 cm somando altura, comprimento e largura. Em alguns aeroportos há caixas de papelão que indicam se está nos conformes. A mala de mão coube dentro da caixa de papelão? Então está dentro das medidas.

Para as bagagens despachadas, as restrições são quanto ao peso, no qual um passageiro pode transportar no máximo 23 kg. Passando desse peso, a cia aérea pode cobrar do passageiro um custo adicional por excesso de bagagem. Os preços dependem da cia aérea, então vale consultar as regras da sua antes de sair de casa. Lembre-se que ela também se reserva no direito de negar o transporte da bagagem ou transportar em outro vôo.

Nossa recomendação é não levar objetos de valor dentro das malas. Infelizmente é comum o assalto a malas de viagem. O assunto é sempre levado à tona pela mídia, mas ainda acontecem os furtos. Eletrônicos, jóias e dinheiro leve tudo na sua bagagem de mão. Veja um vídeo exemplo de como as malas de viagem são assaltadas nos aeroportos.

É proibido levar objetos cortantes ou perfurantes na bagagem de mão. Já vi muitas pessoas serem paradas na máquina de raio-x e terem de jogar fora lixas de unha, canivetes, tesouras e outros. É uma situação bem chata e que fica atrasando fila e tudo. Então não leve. Se for para levar, leve na bagagem despachada.

Outros itens que não podem ser levados na bagagem de mão são líquidos em frascos acima de 100 ml, mesmo que parcialmente cheios. Aqueles dentro de 100 ml devem ser vedados por plástico transparente e apresentado em separado no raio-x.

Eu já fui parado por isso. Para não perder meu perfume tive de sair do embarque, ir para uma empresa que embalava malas e enfrentar a fila do embarque novamente. Quase perdi o vôo.

Para os medicamentos você não deve esquecer de levar a receita médica junto e apresentar no raio-x. Não necessitam de prescrição médica colírios e soluções para lentes de contato, desde que não excedam os 100 ml.

Produtos do free shop podem ser levados desde que devidamente embalados e acompanhados das notas fiscais do dia do vôo. Sempre que entrei com produtos desse tipo, nunca tive problemas.

Outra preocupação é quanto aos alimentos que você transporta. Eu já tive um doce de leite apreendido ao voltar da Argentina devido ao controle sanitário que existe para transportar alimentos. Confira a cartilha do que é permitido trazer.

Uma dica que ajuda bastante é colocar identificação na mala ao viajar. Quando as malas vem na esteira, elas parecem todas iguais. Ter um lenço de uma cor amarrado ou qualquer outra forma de identificação ajuda para você pegar sua mala mais rápido.

Como pode ver, são algumas regrinhas de como arrumar as malas de viagem que fazem a diferença na hora de viajar. A pior coisa é ter de ficar arrumando a mala no meio do saguão do aeroporto, não é verdade?

Abraço!

 

ENTRE EM CONTATO